segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Criação de estampas

Com a internet e a facilidade em fazer downloads de vetores, tem se tornado muito comum ver estampas repetidas em marcas diferentes. Sem incluir aqui grandes grifes que ditam tendências e outras menores que copiam.
Isso acontece também pelo uso de materiais em comum (cito os livros, mesmo os importados). Não posso negar que ajuda e muito em relação a ganho de tempo, mas em contrapartida, corre se sim o risco em ver as mesmas estampas. Acho que o principal de qualquer material de apoio é ver as possibilidades na criação de estampas, estilo de composição, localização diferenciada em uma peça de roupa, diria de um jeito poético como captar a essência e sim diferenciar (essencial e principal sendo um designer) e por fim fazer com que as pessoas queiram ser outdoor daquela mensagem.
Enfim o velho dilema de ter a tal inspiração, criação ou mera cópia...aliado a necessidade de alta produção e em curto espaço de tempo, lançar a mão de vetores prontos vira quase uma necessidade, colocando em cheque todo o valor do trabalho de um designer.
Mas o que pontuo aqui é a criação de estampas e padronagens de um designer que se adapta ao conceito da empresa contratante e não daquele que vive no mercado com sua própria identidade, sabendo que o ideal seria o segundo perfil.
E qual sua opinião sobre? (se o texto não foi muito claro, mande opinião sobre qualquer coisa que queira falar, no melhor estilo “fala que eu escuto” de ser...)

Abaixo a regata com leopardo (tenho dúvidas se esse animal é mesmo um leopardo) e o mesmo leopardo no site www.123freeve
ctors.com

3 comentários:

  1. QUE OTEMA REDAÇÃO!! vc é boa mesmo em texto, se eu soubesse tinha pedido pra vc fazer a minha redação na prova pra mim.. >_<

    ResponderEliminar
  2. vc tem absoluta razao mi
    qtas vezes jah non flagrei vetores q eu baxei, em varios trabalhinhos por ae
    ate de agencias de sao paulo!
    pior ate os sites q vc paga pra baixa, taum ficando popular e nem mais com isso dah pra contar com exclusividade...e isso pq eles saum em dolares..
    mas o negocio eh saber mexer os pauzinhos, e dpois dizer: sim, fui eu q fiz ^^
    pq foi mesmo :D

    ResponderEliminar
  3. Pois é Ju, acho tão complicado.
    Para pesar ética, praticidade, tempo e sobrevivência no mercado cada um deve saber a medida do que é correto.
    Beijo!

    ResponderEliminar