segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Respirando ares curitibanos...

Cheguei num domingo e uma das coisas que se tem para fazer nessa cidade é conhecer a Feira do Largo da Ordem. Fui atrás do bolinho de bacalhau, mas desta vez não tive muita sorte.
Posso dizer que esta feira é cheia de charme, artesanato de diversos estilos e muita coisa para comprar (bolsas, pulseiras, objetos para casa).
Muita gente visitando, comprando, coisa de turista mesmo.

Mas a melhor parte disso tudo é o lugar onde acontece a feira. As ruas repletas de casarões antigos, tudo muito lindo e de encher os olhos, principalmente para pessoas não acostumadas com esse estilo de arquitetura (como eu).

No terceiro dia estava confiante em desbravar essa cidade, sem guia, sozinha (drama) e com apenas um mapa tirado do Google e faria tudo a pé, já que estou acomodada no centro.
Vejo um sol lindo no céu, era o que precisava para me trocar e dar como certo a minha saída. Colocando o pé na calçada vejo pingos de chuva, pensei: Garoa...logo passa. Ando mais três quadras e só vejo a chuva aumentar, me rendi e voltei para casa, sem guarda-chuva não dava.
Chego em casa e decido ficar por lá, meia-hora depois lá vem o sol. Me arrumo de novo e agora com guarda-chuva em mãos vou até a XV de novembro que nada mais é do que o calçadão daqui.

Sem essas chatices de comparação, mas eu que moro em Londrina fico tentada em comparar o calçadão daqui com a de lá.

O charme da rua XV de novembro fica novamente por conta dos prédios antigos, verdadeiros casarões e o mais legal disso tudo são as grandes lojas inseridas e adaptadas aos casarões com direito a escadaria e grandes lustres pendurados (uma atmosfera de ostentação sedutora, mas logo você cai na real). Fora que as lojas todas são enormes com direito a vários andares. Mas nem só de consumismo eu vivo.
Percorrendo todo o calçadão você é capaz de se deparar com alguns pontos turísticos daqui e isso tudo a pé.

Logo no começo dessa rua XV de novembro você encontra aquele prédio da HSBC onde todo final de ano tem o coral com aquelas crianças na janela e tal...fui ontem, as crianças já foram embora mas no alto do prédio o Papai Noel ainda estava por lá. Bom, sempre vejo esse prédio pela TV, ao vivo e de dia sem luz natalina é outra coisa, parece bem menos imponente.

Desviando um pouco dessa rua você encontra praças e igrejas também. Quando fotografava uma dessas igrejas de muitas praças existentes daqui, conheci um senhor muito simpático que contava com orgulho sobre Curitiba e um pouco de sua vida também. O assunto variou desde meu propósito em fotografar até o preço do primeiro computador que ele havia comprado para a filha (serviu um pouco para quebrar a imagem de curitibano como alguém carrancudo).
Sem me esquecer do homem que me deu uma bala e um desconto na hora que fui comprar silicone (não, esse silicone é próprio para pias e não para ficar mais turbinada). Simpático ele!

No final desse calçadão vi o teatro Guaíra (sem muita certeza se era mesmo porque pelo mapa era um outro)e o prédio da Universidade Federal do Paraná.
No caminho para casa tirei mais algumas fotos e para variar começou a chover.

Minha dica é saia de casa com guarda-chuva, sem se importar se tem sol ou não, logo a chuva vem e o sol também.
Em breve posto as fotos, por enquanto estou sem o cabo da máquina...

2 comentários:

  1. eu gosto muito de curitiba, mas nunca tive a oportunidade de sair assim desbravando o centro e tudo mais... se vc for ano que vem, me leva junto na malinha?? e deixa eu ficar com vc na sua mesma hospedagem?? XD

    ResponderEliminar
  2. Hi dear Michelle!!! How are you!?? When I have seen this your post, it the begining I thought what I cannot to read all this information, but...untill a few minutes, I decided to read it, and it was not in vain!!! Your story is very interesting, like I understand you go in other brazilian city, and ther you explorer with you camera all best place, and monuments!!! I wish you - have a great week!!!

    e muita sorte!

    ResponderEliminar